Agência reguladora britânica alerta para perdas com criptomoedas

A agência reguladora do setor financeiro do Reino Unido enviou um alerta para consumidores que buscam lucrar com a nova onda no mercado de criptomoedas: se preparem para perder tudo.


“Investir em criptoativos, ou investimentos e empréstimos vinculados a eles, geralmente envolve assumir riscos muito elevados com o dinheiro dos investidores”, disse a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) em comunicado na segunda-feira. “Se os consumidores investirem nesses tipos de produtos, devem se preparar para perder todo o dinheiro.”


As preocupações da FCA incluem a volatilidade dos preços, a complexidade dos produtos oferecidos e a falta de regulamentação para proteção ao consumidor relacionada a muitos dos produtos.


O preço do Bitcoin, a maior criptomoeda, mais do que quadruplicou no último ano, o que relembra a euforia de 2017, quando a popularidade das criptomoedas foi seguida pelo rápido colapso dos preços.


O Bitcoin chegou a cair 21% entre domingo e segunda-feira e ficou abaixo de US$ 32.400. É a maior queda em dois dias desde a primeira onda vendedora nos mercados globais devido à pandemia no ano passado e segue um recorde de quase US$ 42.000 em 8 de janeiro.